Sob o tema QUEM GANHA COM O ENADE, aconteceu ontem, 30/9, a partir das 19:00 h., uma Mesa de Discussão no Auditório do Centro Sócio Econômico da UFSC, promovida pelo Curso de Biblioteconomia/UFSC.
Nela tiveram participação o Professor Carlos Pinto, pela UFSC, o Bibliotecário Juliano Zimmermann, pela ACB e o acadêmico Daniel Garcia, pela Executiva Regional Sul de Estudantes de Biblioteconomia.
Após suas palestras foi realizado um amplo debate, com o levantamento de questões de estudantes e professores do Curso, que estiveram em peso no evento, tendo sido notada, por outro lado, a ausência da Direção do Centro de Ciências da Educação/UFSC.
Ao final, percebeu-se que o ENADE é um instrumento que pode ser utilizado como fator de mobilização da comunidade do Curso, e mais um recurso que poderá contribuir com uma melhor expressão da área de Biblioteconomia na sociedade.
Dos participantes, a Comissão organizadora da programação espera COMENTÁRIOS sobre a atividade realizada.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
8 comentários:
Bom dia. Na minha opinião o debate foi muito esclarecedor. Eu pude notar que muitas pessoas tinham dúvidas, pude esclarecer muitas minhas também. Fiquei feliz de ver a participação dos estudantes e o envolvimento e preocupação dos professores e convidados presentes.
O debate presencial mostrou que tem maior força de esclarecimento do que às vezes mensagens em sala ou avisos eletrônicos. Claro que é dever de cada um também buscar se informar por estes meios.
Mesmo com a ausência da direção do CED pode-se notar que temos total liberdade de discutir sobre tal assunto e buscar esclarecer nossas dúvidas.
Tomemos o ENADE 2009 como parte da nossa luta pela melhoria interminável para nosso curso!!
Obrigado.
O debate foi esclarecedor, mas não é necessário esperar o resultado do ENADE para que hajam respostas aos os pedidos da coordenação do curso. Como a profª Araci mencionou, já foram encaminhados pedidos para a reitoria em relação ao curso. Até agora não houveram respostas...Será que, com o resultado do ENADE, isso vai mudar? E pra quê esperar pelo ENADE para então averiguar, de perto, as necessidades do curso???
Sim.. não devemos esperar o ENADE para isso.. apenas citei como pode servir de auxílio: melhorar a imagem do curso; dar ânimo a todos, etc.. sobre as necessidades, creio que todo o corpo docente e o CAB está ciente, participando de reuniões, debatendo sobre como superar certos problemas... como foi dito pelo Professor Carlos no debate, os problemas do nosso curso são normais em outros curso (não que seja normal um problema), sempre busca-se a melhor forma de enfrentar um problema.
Como forma de manter ciente também o corpo discente, em reuniões do CAB, por exemplo, discutimos sempre sobre a melhor forma de disseminar tais informações... lembrando que há algumas semanas eu mesmo postei o documento de reivindicações dos alunos do curso criado em 2008... a luta é constante, muitas vezes parada, mas não por desânimo de ninguém, por falta de caminhos!
Estudantes de Biblioteconomia! Uni-vos! A luta sempre continua!
Apenas gostaria de deixar registrado, que não afirmei que o CAB ou o corpo docente do curso não estão fazendo nada para amenizar os problemas do curso. O que eu realmente quiz dizer, é que tenho dúvidas de que a reitoria (ou pró reitoria,)estará junto ao curso independente da nota do Enade, averiguando os problemas e carências do curso e do CED também.
Sou a favor do Enade e, embora não participe do CAB, acredito no curso e acredito nas melhorias.
Ah certo sim... de acordo com o professor Carlos, independente da nossa nota ele nos atenderá sobre qualquer problema... na verdade ele usou o ENADE como exemplo, pois ele busca que todos os curso tirem 5, então ele deu a entender que a pró-reitoria está de portas abertas para nos auxiliar em qualquer problema.
Agora, sabemos como funciona a hierarquia de uma instituição pública...às vezes depende de assinaturas, documentos, mas isso é o de menos... o fato é saber se seremos atendidos mesmo como você colocou em questão também Débora, e se a PREG terá recursos e soluções para os problemas colocados em questão.
E você participa do CAB sim...todos os alunos do curso participam... aquela "salinha minúscula" é de todos e sempre estará aberta a atender qualquer dúvida, crítica e ajuda principalmente... pois não há porque existir o CAB sem o apoio de todos os estudantes do curso.
Sou aluna da 1ª fase e participei da palestra. Particularmente achei muito interessante e esclarecedora, principalmente para os que estão começando agora e vivenciarão todas as melhorias que esperamos para o curso... Só concordo que não precisamos aguardar pelos conceitos do Enade para lutar pelas melhorias. Parabéns pela iniciativa de organizar eventos assim no CED!
Tá na hora da Direção do CED participar das discussões sobre o ENADE!! Sem essa se ausentar!! Afinal isso é ou não importante para os estudantes do CED??
Importante para nós mesmo! Absurdo a direção do CED nem ao menos dar satisfações por não ter aparecido nas discussões!
Pode-se ver o interesse com os alunos pela direção do CED... mas não importa... enquanto unidos teremos força maior!!
Nos preocupamos com o andamento, com a vida de nosso curso!
Postar um comentário